Período de abrangência – 1964 a 1985

A pesquisa realizada pela Comissão da Verdade em Minas teve como objetivo identificar os principais acontecimentos registrados como atos de censura aos meios de comunicação, em Belo Horizonte, no período da Ditadura Militar. Inicialmente, havia a intenção de trabalhar com os veículos de comunicação – jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão – nas cidades polo de Minas Gerais. Entretanto, tendo em vista o fato de que as condições adequadas de pesquisa e investigação para uma tarefa deste porte só foram conseguidas a partir de janeiro de 2017, decidiu-se limitar o trabalho aos meios de comunicação de massa (MCM) de Belo Horizonte, incluindo-se aí as sucursais de veículos comunicacionais do Rio de Janeiro e de São Paulo instaladas na capital mineira.

Coordenação: Maria Céres Pimenta Spínola Castro

Redação: Claudia Graça da Fonseca; Jaana Braz Rodrigues; Vanessa Padrão de Vasconcelos Paiva.

Colaboradores: Celso Gomes Travassos; Emily Jaine Nunes Guimarães; José Alexandre Salles; Larissa Fernandes Ribeiro Assis.

Outras iniciativas no Estado tocaram na questão da censura aos meios de Comunicação e informação em Minas Gerais no período da Ditadura Civil Militar, cujos resultados estão disponíveis na Internet. Por exemplo, a Comissão da Verdade de Juiz de Fora: Comissão da Verdade da Universidade Federal de Juiz de Fora

Sub-communities within this community

Collections in this community

Recent Submissions