Data de desaparecimento:1967

Local:Varzelândia

Marcionílio era posseiro na região de Cachoeirinha, então distrito de Varzelândia e desapareceu em 1967, ano em que foi realizado o despejo. Ele foi colocado em uma caminhonete, com as mãos e os pés atados, pelo pistoleiro Juju e nunca mais foi visto. Marcionílio era conhecido na região como o “velhinho das cachorras” por andar sempre acompanhado desses animais.

Segundo relato de Maria Pereira dos Santos,

"Tinha o finado Marcionílio... Esse eu vi [...] eu tenho dó do finado Marcionílio, o velho das cachorrinha, até hoje. Ele, que ele era assim meio, levéião, assim né, dadá, ele falava que pra ele sair do lote dele só se viesse o batalhão pra poder tirar ele. Aí nessa hora que eles chegou esse Marcionílio gritava, eles amarrou finado Marcionílio, eles desapareceram com ele, não sei se matou ou o que fez. Amarrou ele, isso eu vi com esses dois olho meu assim, amarrou ele e veio com ele piado e jogou no jipão. Num era jipão não... era jipão mesmo, jogou ele como se fosse um saco de mamona. Nunca mais vi ele. Ele era sozinho. Quem cuidava dele era nós, eu mais finado Henrique. Porque ele era meio leve do juízo, ele trabalhava, mas ele não era muito certo não. Trabalhador, mas tinha dia que ele não girava bem. Ele não tinha, ninguém não sabe nem quem era a família dele. Não sabe se era baiano... Sei que ele chegou aqui e nós ficou tendo cuidado com ele. E esse velhinho sumiu que ninguém sabe pra onde Marcionílio foi. Eu tenho uma dó assim. Mas foi triste, triste, uma coisa triste."

Seu nome consta nas publicações “Fetaemg 30 anos de luta: 1968 a 1998”, “Camponeses mortos e desaparecidos: Excluídos da Justiça de Transição”, “Relatório final: Violações de Direitos no campo 1946 a 1988”, “Retrato da Repressão Política no Campo – Brasil 1962-1985: Camponeses torturados, mortos e desaparecidos” e “Assassinatos no campo crime e impunidade 1964-1986”.

Para informações sobre o contexto, sugere-se a leitura co capítulo Cachoeirinha, no Relatório Final da Covemg, volume 2.

Recent Submissions