24/9/2013 – Posse da Covemg. Na foto (da esquerda para a direita): Jurandir Persichini Cunha, Maria Céres Pimenta Spínola Castro, Carlos Vitor Alves Delamonica,Antônio Ribeiro Romanelli, Antônio Anastasia (então Governador de Minas Gerais) e Alberto Carlos Dias Duarte.

Fonte: Jornal O Tempo, 6/1/2014

IMG 0001

 

A universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, assinou protocolo de intenções com a COVEMG em 3/9/2014.

Fonte: Boletim da UFMG de 8/9/2014

IMG 0003

 

No dia 31/3/2014, a Covemg participou da abertura do Ciclo de Debates “Resistir é preciso, ditadura nunca mais” promovido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais – ALMG.

Fonte: Barbosa. ALMG.31/3/2014

IMG 0004

 

 

Em São Paulo, no dia 19/5/2104, a Covemg participou de uma reunião da CNV e as comissões parceiras.

Fonte: Helena Amorim, Covemg

IMG 0006a

 

 

Entre os dias 18 e 28/8/2014, em parceria com entidades da sociedade civil, a Covemg promoveu a “Jornada de Agosto: Anistia política, uma ferida aberta”.

Abaixo o cartaz do evento:

IMG 0005

 

No dia 18/8/2014, como parte do evento, a Covemg patrocinou o lançamento do livro sobre Frei Tito, intitulado: “Um homem torturado: nos passos de Frei Tito de Alencar”.

Fonte: Helena Amorim, Covemg

IMG 0006

 

 

Também como parte da programação, realizou-se, no dia 29/8/2014, evento na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, em comemoração da promulgação da Lei da Anistia, ocasião em que foram homenageados personalidades que lutaram contra a ditadura militar. Esta homenagem, parte do Projeto Rua Viva, que atribui a ruas de Belo Horizonte o nome daqueles que lutaram contra a ditadura militar, expressa o reconhecimento do Legislativo da Capital ao trabalho realizado pelos homenageados. A coordenadora da Covemg, Maria Celina Pinto Albano, presente à solenidade, elogiou a iniciativa pela preservação da memória daqueles que não pouparam esforços para a construção da democracia no nosso País.

Fonte: Helena Amorim, Covemg

IMG 0008GAR


No dia 21/5/2014, a Comissão de Direitos Humanos da ALMG realizou uma audiência pública, com a participação da Covemg, para tratar dos atos de terrorismo praticados durante o período da ditadura militar.

Foto: BARBOSA. ALMG. 27/8/2014

IMG 0011arcd

 

 

No dia 27/8/2014, a Comissão de Direitos Humanos da ALMG realizou uma audiência pública, em parceria com a Covemg, com o objetivo de debater as perseguições a sindicatos no período da ditadura, como desdobramento do Ciclo de Debates Resistir Sempre - Ditadura Nunca Mais: 50 anos do Golpe 64” realizado em 31/3/2014.

Fonte: BARBOSA. ALMG. 27/8/2014

 IMG 0012ubuuu

 

 

No dia 20 de agosto de 2015, na Câmara Municipal de Montes Claros, foi instalada a Comissão Verdade e Memória do Grande Sertão e realizada Audiência Pública para coleta de depoimentos sobre casos de violações de direitos humanos pela ditadura civil militar, entre 1964 e 1988. Foram ouvidos familiares e representantes de grupos e associações da sociedade civil que relataram mais de dez crimes cometidos naquele período, especialmente contra camponeses.

valda-nogueira-2437

Foto: Valda Nogueira

O evento contou com as presenças do Secretário de Direitos Humanos, Cidadania e Ação Social, nilmário Miranda e com a Coordenadora da Covemg, Helena Maria Penna Amorim Pereira.

valda-nogueira-2661

Foto: Valda Nogueira

 

O Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, faz seu pronunciamento durante a entrega do Prêmio Mineiro de Direitos Humanos. O evento que aconteceu dia 10 de dezembro de 2015, foi realizado na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e contou com a presença de autoridades civis e militares.

nilmario1

 

O Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, a coordenadora da Comissão, Maria Ceres Pimenta Spínola Castro o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e a Vice-Reitora da PUC Minas, Patrícia Bernardes, durante o ato de assinatura do termo de cooperação recíproca. O evento aconteceu dia 10 de dezembro de 2015.

MOL

 

 

Em evento dia 30 de novembro, Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e Comissão da Verdade em Minas Gerais assinaram Termo de Cooperação Técnica e, em seguida, a Covemg recebeu o Relatório da Comissão da Verdade do Sindicato dos Jornalistas, sobre as perseguições do Regime Militar à imprensa mineira. A presidente da Covemg Maria Céres Pimenta Spínola Castro e presidente do SJPMG, Kérison Lopes assinaram o acordo.

sindicato jornalistas 3

 

Na solenidade, que contou com a presença do Secretário de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania , Nilmário Miranda, do Secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, da Coordenadora da Comissão da Verdade em Minas Gerais, Maria Céres Pimenta Spínola Castro e de outros membros da Covemg, do presidente do SJPMG, Kérison Lopes, autoridades e membros da sociedade civil, foi realizada homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Minas Gerais e a Herbert de Souza, o Betinho, que completaria 80 anos em novembro.

sindicato jornalistas4

 

 

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania realizou quarta-feira, 18 denovembro, no auditório da Imprensa Oficial de Minas Gerais, cerimônia de posse dos novos membros da Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg) Carlos Melgaço Valadares, Paulo Afonso Moreira e Robson Sávio Reis Souza.  

possedef

 

carlos6

Carlos Melgaço Valadares

 

Paulo7

Paulo Afonso Moreira

 

Robson8

Robson Sávio Reis Souza

 

 Covemg e Sindicato dos Jornalistas assinam termo de parceria em 30 de novembro. Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e Comissão da Verdade em Minas Gerais assinaram Termo de Cooperação Técnica e, em seguida, a Covemg recebeu o Relatório da Comissão da Verdade do Sindicato dos Jornalistas, sobre as perseguições do Regime Militar à imprensa mineira.

assinatura01

 Presidente do SJPMG, Kérison Lopes assina parceria.

assinatura02Sind

Coordenadora da Comissão da Verdade em Minas Gerais, Maria Céres Pimenta Spínola Castrorecebe relatório.

assinatura03

Evento de casa lotada recebeu diversas autoridades.

sindNilmario

 Na solenidade, que contou com a presença do Secretário de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania , Nilmário Miranda, do Secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, da Coordenadora da Comissão da Verdade em Minas Gerais, Maria Céres Pimenta Spínola Castro e de outros membros da Covemg, do presidente do SJPMG, Kérison Lopes, autoridades e membros da sociedade civil, foi realizada homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Minas Gerais e a Herbert de Souza, o Betinho, que completaria 80 anos em novembro.

 

No dia 28 de março de 2016, O Consulado Geral da República Argentina, em parceria com a Faculdade de Direito da UFMG, a Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg) e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, realizou evento em alusão aos 40 anos do Golpe de Estado que deu inicio a ditadura militar na República Argentina (1976 -1983).

IMG 0028

 

Na ocasião,compuseram a mesa de debates, o Consul Argentino José Antonio Cafiero, o Subsecretário de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Leonardo Nader, a Coordenadora da Covemg, Maria Ceres Pimenta Spínola de Castro, e o Professor da Faculdade de Direito da UFMG, Prof. Emílio Peluso Neder Meyer.

 

 

Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais debate o período da ditadura Militar no Brasil

Assembleia01a

 

Membros da Comissão da Verdade em Minas Gerais participaram, no dia 31 de março, de Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que debateu o período da ditadura militar no Brasil e seus efeitos na sociedade.

 

COVEMG participa da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos em Brasília.

cndh02

 

 

cndh03

CNDHA2

 

Covemg e OAB assinam termo de cooperação

CovemgOAB

 

 

OAB2

 

 

10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Aconteceu, dia 24 de maio, no Auditório da faculdade de Direito e Ciências do Estado / UFMG, como parte da programação do Circuito Difusão, 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo, a exibição comentada do filme 500- Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina. Presidindo a mesa, Mariluci Cardoso Vargas, Consultora RJLAT e como debatedores o Ministro José Antônio Cafieiro- Cônsul Geral da Argentina, a Prof.a Dra.Maria Céres Pimenta Spínola de Castro, Coordenadora da Comissão da Verdade em Minas Gerais, a Profª. Drª. Ingrid Gianordoli Nascimento - Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Memórias, Representações e Identidade Social - Psicologia/UFMG.

cinema comentadoa

 

cinemacomentadoB

 

 

Pre-Estréia, com debate, durante a Semana da Anistia, em Belo Horizonte

 

O filme "Operação Condor, verdade inconclusa"

condor01

 

 

Condor02

 

Condor03

 Roda de Conversa sobre Violações aos direitos humanos dos povos indígenas durante a ditadura militar, promovida pela Comissão da Verdade em Minas Gerais e pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP. 30/09/2016

Mariana07

Equipe da Covemg e convidados da Roda de Conversa

Mariana02

Participantes da Roda de Conversa sobre Violações aos direitos Humanos dos povos indígenas

Mariana04

Mesa da Roda de Conversa

 Integrante da Comissão da Verdade em MG apresenta os trabalhos a docentes da ECI

CeresUFMG

Profa. Dra. Maria Ceres Pimenta Spínola Castro, oordenadora da Comissão da Verdade em Minas Gerais, apresentou a um grupo de docentes da ECI, os trabalhos desenvolvidos pela Comissão.(18 junho2016)

 

Covemg participa de Lançamento de Livro

lancamentolivro

O lançamento do livro de Maria Ester CristelliDrumondMaillard, a Teinha,ocorrido em 16 de novembro de 2016, na Asa de Papel Café e Arte. Mais de 70 pessoas estiveram presentes, entre familiares, amigos e militantes políticos, conversaram com a autora e reencontraram companheiros de luta contra a ditadura militar. O Secretário de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda e a Deputada Federal Jo Moraes relembraram os tempos difíceis das décadas de 60 e 70.

 

Pesquisadores selecionados iniciam atividades na Comissão da Verdade

pesquisadoresselecionados

Depois de um ano de intensa negociação e articulação envolvendo as Secretarias de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania; de Ciência, Tecnologia e Inovação; de Gestão e Planejamento, além da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), a Comissão da Verdade em Minas conseguiu selecionar a equipe de pesquisadores (bolsistas de iniciação científica e de pós-graduação) para ultimar os trabalhos de produção do seu relatório final.

 

 

Comissão da Verdade em Minas Gerais realiza diligência em Governador Valadares

FachadaGOVVALWEB

 

SindicatoGOVVALWEB

No período entre 5 e 7 de fevereiro (2017), membros da  subcomissão de Trabalhadores Rurais, da Comissão da Verdade em Minas Gerais, estiveram em Governador Valadares para uma série de atividades e diligências. A equipe formada pelo coordenador da Covemg e da subcomissão de Trabalhadores Rurais, professor Robson Sávio, pela advogada voluntária da subcomissão, Monique Assis e pelo assessor e fotógrafo Celso Travassos iniciou as atividades no domingo, dia 05, numa visita ao assentamento Oziel Alves, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), antiga "fazenda do Ministério", local de intensas disputas em torno da reforma agrária no final do governo Jango (1964).

 

Reunião conjunta da Covemg e Defensoria Pública de Minas Gerais

Com o objetivo de dar prosseguimento a uma série de ações decorrentes da parceria entre a Comissão da Verdade e a Defensoria Pública estadual, ocorreu uma reunião conjunta entre representante dos dois órgãos, nessa quinta (09/03/2017)

DefensoriaREU

 

O encontro, na sede da Defensoria Pública, em Belo Horizonte, contou com a participação do coordenador da Covemg, Robson Sávio, acompanhado por pesquisadores da subcomissão dos trabalhadores rurais, a saber, Thelma Shimomura e Monique Álvares Assis.

 

Pela Defensoria Pública, estiveram presentes as defensoras responsáveis pela área dos direitos humanos daquele órgão, Ana Cláudia da Silva Alexandre Storat , Maria Auxiliadora Viana Pinto e Júnia Roman Carvalho, além da assessora da direção geral, Tifanie Avellar Carvalho.

A censura em pauta: Covemg realiza audiência pública

CensuraAP

 

CensuraAP2

A Comissão de Verdade em Minas Gerais (Covemg) realizou em 23 de março de 2017, na Associação Médica de Minas Gerias audiência pública com um grupo de jornalistas mineiros para tratar da censura aos meios de comunicação de massa em Belo Horizonte no período da Ditadura. Segundo Maria Céres Pimenta Spinola Castro, membro da Comissão e coordenadora da subcomissão responsável pelo evento, a audiência integra a investigação que a Covemg vem conduzindo sobre as graves violações aos direitos do cidadão mineiro que aconteceram no período. Foram convidados a falar sobre suas experiências os jornalistas Aloísio Moraes, Carlos Lindenberg, Manoel Marcos Guimarães, Mirian Chrystus, Vilma Fazito, Washington Melo e o Secretário de Estado de Direitos Humanos Participação e Cidadania, Nilmário Miranda. Robson Sávio, Coordenador da Covemg abriu os trabalhos em nome da Comissão.

 

Comissão da Verdade participa de Seminário na PUC Minas

HistCovemgPUCMG

 

O coordenador da Comissão da Verdade em Minas (Covemg), professor Robson Sávio, foi um dos convidados da Semana de História, promovida pelo Departamento de História da PUC Minas.

 

Com o tema “História, Poder e Registros: desafios contemporâneos”, o evento ocorreu no campus Coração Eucarístico, em 29 de março, contando com a presença de alunos e também de funcionários integrantes do Centro de Memória e História da PUC Minas.

 

 

COVEMG APURA VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NA TERRA INDÍGENA KRENAK

Krenaka

 

    Sinval Barbosa, funcionário da Funai, apresenta seu acervo pessoal aos pesquisadores Juliana            Ventura e Marco Túlio Gomes.

 

A Subcomissão de violações de direitos dos povos indígenas visitou a cidade de Resplendor (MG), onde se localiza a Terra Indígena Krenak, para investigar as transgressões cometidas aos indígenas durante a ditadura civil-militar. Os trabalhos foram coordenados por Paulo Afonso Moreira, membro responsável pela subcomissão, acompanhado por Juliana Ventura, Pedro Berutti e Marco Túlio Antunes Gomes, pesquisadores do grupo.

 

Audiência da Covemg discute a luta dos estudantes contra a Ditadura em Minas

AudEst

Reunida no auditório da Associação Médica de Minas Gerais , em 6 de abril, a Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg) realizou mais uma Audiência Pública, desta vez para tratar das violações cometidas contra os integrantes do movimento estudantil, durante o período da Ditadura Militar (1964 a 1985). A Audiência foi realizada em duas sessões presididas pelo coordenador da Covemg, Robson Sávio.

 

 Comissão da Verdade em Minas e Sedpac realizam Seminário em conjunto e discutem integração dos trabalhos

sedpaccovemg

 

Nilmariosedpaccovemg

A Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg) e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) realizaram, em 26 de abril de 2017, no auditório da Associação Médica de Minas Gerais, o Seminário Direito à Memória e à Verdade, que teve como objetivo a apresentação dos trabalhos realizados pela Covemg até o presente, e o debate sobre as possibilidades de integração dos mesmos com as ações e políticas da Secretaria. Os trabalhos foram conduzidos pelo Coordenador da Covemg, Robson Sávio e pelo Secretário da Sedpac, Nilmário Miranda. 

 

COVEMG faz diligências e realiza audiência pública no norte de Minas

MOCCovemg

Entre os dias 05 e 07 de junho, a Comissão da Verdade em Minas Gerais esteve ao norte do Estado realizando atividades de investigação acerca das violações de direitos humanos e dos acontecimentos que atingiram trabalhadores rurais e seus apoiadores.

A equipe composta por Robson Sávio, coordenador-geral da Covemg, e pelos pesquisadores Marina Camisasca, Thiago Lenine e Caroline Rodrigues realizou diligências nas cidades de Januária, Verdelândia e Montes Claros.

 

Salvar

Salvar